
Você deve ter lido isso e pensado: socorro, e agora?
Como eu faço para saber se tenho algum valor esquecido??
Calma, a gente te explica. Primeiro vamos entender o que foi decidido exatamente…
Na última quinta-feira (12/09) a Câmara de Deputados aprovou o projeto referente ao fim da desoneração da folha de pagamento, porém, esse fim ocorrerá de forma gradual até 2027, logo o projeto apresentou algumas alternativas para compensar esse dinheiro que não entrará nas contas públicas até lá.
E uma dessas alternativas foi “pegar” o dinheiro que está esquecido pelos brasileiros em contas bancárias inativas, que somam R$ 8,5 bilhões, sendo que mais de 60% das pessoas e empresas têm menos de R$ 10,00 a sacar.
Agora o projeto vai para aprovação do Presidente da República, e se aceito, a população tem até 30 dias para sacar o valor esquecido.
Agora vamos ao ponto: como faço para ver se tenho dinheiro para sacar?
É simples, basta apenas acessar o Sistema de Valores a Receber (SVR), que é um serviço do BC (Banco Central), para pessoas físicas é necessário adicionar o CPF, data de nascimento, transcrever os caracteres da figura e clicar em consulta, já para empresas é necessário adicionar o CNPJ, data de abertura da empresa, transcrever os caracteres da figura e clicar em consulta.
E pronto, se tiver algum valor a resgatar ou não, aparecerá na tela!
O link para consulta é esse, deixaremos ele disponível nos stories também: https://valoresareceber.bcb.gov.br/publico
Caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto, entre em contato com o(a) advogado(a) de sua confiança!