
Você já deve ter ouvido falar sobre empresas que registraram suas marcas ou até mesmo tiveram patentes concedidas, certo?
Mas você sabe exatamente o que significa registro de Marcas e Patentes?
Se não souber, continue lendo que a gente vai te explicar…
A marca refere-se a um nome e/ou origem, design, logos e símbolos que identificam os produtos e serviços de uma empresa, aqui temos algumas curiosidades sobre o registro dela:
- Tem validade apenas em território nacional, se acaso a empresa tiver filiais em outros países, deve solicitar o registro da marca em cada um deles;
- É possível que várias empresas possuam o mesmo nome/design, desde que elas sejam de ramos diferentes de atuação, como exemplo temos o nome Veja que é uma marca de produtos de limpeza e também temos uma revista com o mesmo nome.
Patente: refere-se a um direito exclusivo concedido a uma empresa ou pessoa referente a invenção de um produto, serviço ou método criado. Existem 3 tipos de patentes, são elas:
- Utilidade: trata da invenção de uma melhoria ou funcionalidade a algo já existente. Geralmente a patente, nestes casos, é concedida pelo prazo de 15 anos;
- Invenção: como o próprio nome já diz, se refere a invenção de um novo produto, serviço, método, etc. Essa patente é requerida por 20 anos, um exemplo de patentes assim, são medicamentos.
Ter estes registros de sua marca e seus produtos é essencial para proteger e valorizar os ativos, promovendo maior segurança jurídica, exclusividade e oportunidade de crescimento no mercado.